Mobilizados pela Prefeitura, portadores de glaucoma passam por reavaliação em União dos Palmares

0
22
A Prefeitura de União dos Palmares continua mobilizando pacientes portadores de glaucoma para o procedimento de reavaliação. Cerca de 700 pacientes estão sendo atendidos nesta segunda etapa.
O público em questão, desta quarta-feira (13/06), fez o recadastramento para tratamento nas unidades do Alto do Cruzeiro, da Vaquejada, do posto Francisco e Nelson e da Abolição. Já nesta quinta (14/06), serão os pacientes das unidades de Rocha Cavalcante, Várzea Grande, Nova Esperança, Newton Pereira, Teresa Romana, Santa Maria Madalena, Santa Fé, Padre Donald, Laginha e Sagrada Família.
Os pacientes que fazem tratamento no IOFAL de Maceió serão convocados pela capital para esta reavaliação. A secretária Geany Vergeth acompanhou os procedimentos.
 
Saiba mais sobre o Glaucoma
A neuropatia óptica caracterizada pela perda progressiva do campo visual, o glaucoma representa hoje 12,3% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, estima-se em cerca de 1 milhão os casos da doença, com incidência de 2 e 3% na população acima de 40 anos, de acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Dos cerca de 1 milhão de glaucomatosos, 50% ou mais não sabem que são portadores da doença. A estimativa é que até 2020 o glaucoma deverá atingir  80 milhões de pessoas em todo o mundo.
Ao contrário do que ocorre com a  catarata, a cegueira provocada pelo glaucoma é irreversível – e silenciosa, pois a forma mais comum da doença não apresenta sintomas. “A pessoa não se apercebe, a não ser quando já perdeu 90% de seu nervo óptico”, revela o oftalmologista Remo Susanna Jr., titular da disciplina de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Com informações SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here